COMO MONTAR UMA LANCHONETE

INVESTIMENTO INICIAL: R$ 3 a R$ 30 mi

INVESTIMENTO FIXO:

– CUSTO FIXO MENSAL: 30% do valor do investimento

– RESERVA TÉCNICA: 30 % do valor do investimento

– CAPITAL DE GIRO: 40% do valor do investimento

FATURAMENTO MENSAL: R$ 12 e 50 mil

TIPO DE NEGÓCIO: Comércio de alimentos e bebidas

PRODUTOS / SERVIÇOS: Salgados fritos e assados (pastel, coxinha, enroladinho, rissoles, tortas, empadas e outros); Sanduíches; Farofa; Tapioca recheada; Refrescos; Sucos naturais; Vitaminas; Refrigerantes; Água mineral; Doces e sobremesas; Salada de frutas etc.

SETOR DA ECONOMIA: Terciário

RAMO DE ATIVIDADE: Alimentos e bebidas

RETORNO DO INVESTIMENTO: 05 anos

GRAU DE RISCO: Médio, varia de acordo com os custos do aluguel e a falta de mão de obra especializada.

PÚBLICO – ALVO: Todos que desejem empreender.

LEGISLAÇÃO: Abertura, vistorias, legislação especifica.

ÁREA MÍNIMA: 20 m²

Nº DE FUNCIONÁRIOS: 02 (Gerente e atendente).

ESTRUTURA / EQUIPAMENTO:

ESCRITÓRIO: Mesas / Cadeiras, Armários, Computador e impressora, Telefone / celular e Software de gestão.

EQUIPAMENTOS: Mesas e cadeiras; Liquidificador; Balcão para lanchonete; Fogão pequeno; espremedor de frutas; Fritadeira; Chapa a gás; Micro-ondas; Freezer; Geladeira; Utensílios de cozinha.

MATÉRIA-PRIMA / INSUMOS: Frutas, verduras, vegetais, carnes, cafés e chocolates a granel, farináceos, laticínios, condimentos, óleos etc. Além de balas, chicletes, chocolates, salgadinhos, refrigerantes, sucos, água, chás etc.

 

DICAS DE COMO MONTAR UMA LANCHONETE

1)  Plano estratégico de como montar uma lanchonete

– Qualquer que seja o porte do empreendimento, é importante que se tenha um plano de crescimento, pois montar uma lanchonete não se resume somente em abrir as portas e vender salgados, em algum momento o empreendimento precisa crescer e inovar, até para que o empreendedor tenha novos horizontes.

– As ferramentas de planejamento são essenciais, pois o empreendedor precisa prever o lucro que pretende obter em um período de tempo determinado, as metas de vendas para ser alcançadas e um plano de metas e objetivos.

– No modelo de lanchonete pequena, não precisa ter uma área para produzir salgados, o empreendedor pode terceirizar e só revender.

– O empreendimento deve estar localizado em um local de fácil acesso, onde tenha pessoas circulando, como saída de estações, ponto de ônibus, centros comerciais, empresas, lojas, feiras livres, proximidades de escolas ou faculdades, praças movimentadas etc.

– Uma possibilidade que pode ser interessante é abrir em bairros pequenos, pois nessas localidades o porte do empreendimento pode ser pequeno, sem a utilização de grandes estruturas.

 

2) Aspectos legais de como montar uma lanchonete

– O empreendedor irá trabalhar com a venda de produtos alimentícios, por isso higiene é fundamental nesse tipo de negócio, pois requer muitos cuidados e observação de normas técnicas e fitossanitárias.

– Obrigatoriamente terá fiscalização da vigilância sanitária, torna-se necessário estar em dias com certidões, licenças e alvarás de funcionamento.

– O empreendedor que optar por montar uma lanchonete pequena, poderá legalizar como MEI (Microempreendedor Individual).

3) Plano financeiro de como montar uma lanchonete

– Inicialmente para quem tem pouco capital, pode pensar em  montar umas lanchonete pequena, focando apenas na venda de salgados e sucos.

– Para montar uma lanchonete pequena, os equipamentos serão responsáveis pela maior parte do seu investimento.

– Uma alternativa para montar uma lanchonete com pouco dinheiro, é comprar equipamentos seminovos para equipar o negócio. O empreendedor deve procurar pessoas que estão fechando suas lanchonetes e acabam vendendo os equipamentos por um preço abaixo do mercado.

– Quem optar por uma MEI, deve observar que o faturamento anual não pode passar de R$ 81 mil reais.

 

4) Plano operacional de como montar uma lanchonete

– Se optar por montar uma lanchonete pequena, de imediato não será necessário contratar funcionários , o próprio empreendedor pode dar conta de atender os clientes e realizar todos os serviços.

– Porém, o ideal que uma lanchonete de porte pequeno, precisa de pelo menos 01 funcionário para não fechar caso o proprietário precise sair para ir ao banco por exemplo. Nesse caso o funcionário contratado deve ter conhecimento para preparar sucos, por exemplo, ou para atender os clientes.

– No caso de uma lanchonete de porte grande, o empreendedor precisará de vários funcionários, como atendentes, 01 caixa exclusivo de preferencia, 01 ou 02 pessoas para preparar sucos e vitaminas, 02 pessoas na cozinha e um supervisor geral que geralmente é o próprio empreendedor.

– Além do atendimento, o empreendedor vai precisar de um espaço para preparar seus próprios produtos, colocar freezers, expositores de salgados e lanches, espaço para circulação etc.

– O empreendedor deverá criar opções de cardápios com uma variedade de alimentos de preparo rápido.

 

5) Plano de marketing de como montar uma lanchonete

– Sites e APP’s de vendas e entrega delivery, além de um serviço de moto-entrega, que pode ser terceirizado ou não é fundamental para o sucesso do negócio.

– O empreendedor deverá criar formar de fidelizar seus clientes, pois geralmente são pessoas que trabalham nas proximidades e todos os dias irão comprar, além de fazer marketing boca-a-boca.

– Uma boa sacada é diversificar  e oferecer, por exemplo,  lanches saudáveis, veganos, para diabéticos etc.

 

LINK’S ÚTEIS

  • ANR Brasil – Associação Nacional de Restaurantes
  • Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
  • Bares SP – Guia de Bares e Restaurantes de São Paulo

 

EVENTOS

 

 

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