COMO MONTAR UMA PADARIA

INVESTIMENTO INICIAL: R$ 100 mil 

INVESTIMENTO FIXO: R$ 65 mil 

– CUSTO FIXO MENSAL: R$ 10,5 mil 

– RESERVA TÉCNICA: R$ 15 mil 

– CAPITAL DE GIRO: R$ 20 mil  

TIPO DE NEGÓCIO: Padaria  

PRODUTOS / SERVIÇOS: Venda de pães, doces, frios, salgados, lanches, laticínios, confeitaria e bebidas.  

SETOR DA ECONOMIA: Terciário 

RAMO DE ATIVIDADE: Alimentos e bebidas.  

PUBLICO – ALVO: Pessoas de todas as idades e gêneros  

LEGISLAÇÃO: Empresário Individual, Sociedade Empresária Limitada, Microempreendedor Individual (MEI), Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) ou Sociedade Simples. 

ÁREA MÍNIMA: 100 m² 

Nº DE FUNCIONÁRIOS: Proprietário/gerente, atendente, padeiro, auxiliar de cozinha e serviços gerais  

ESTRUTURA / EQUIPAMENTO: Forno, batedeira, moinho de pães, máquina de cortar frios, amassadeira, divisória, modeladora, câmara fria, estufa, refrigerador, balança, freezer horizontal, geladeira, formas, mesas, cadeiras, bancos e bancadas. 

ESCRITÓRIO: Mesas, cadeiras, armários, computador, impressora e aparelho telefônico. 

NOTAS

INVESTIMENTO

1. Investimento para uma produção de 130 mil pães por mês.

2. O investimento inicial é a soma do investimento fixo, capital de giro e reserva técnica.

ESTRATÉGIA

4. Elaborar um plano de negócios: Defina o tipo de padaria que deseja montar, analise a concorrência local, identifique seu público-alvo e estime os custos iniciais e as projeções financeiras.

5. Encontre um local adequado: Procure um espaço comercial adequado para a padaria, considerando fatores como tamanho, localização, fluxo de pessoas e acessibilidade.

Escolha a localização ideal
Padarias costumam ter concorrência acirrada, então, para atingir o sucesso tão sonhado, é preciso, antes de qualquer coisa, pensar na sua localização.

Como a padaria é um local que o consumidor costuma visitar com frequência, para sempre ter um pão fresquinho ou uma boa guloseima, a escolha de sua “padaria do coração” começa pela praticidade. Segundo pesquisas de hábitos de consumo, o brasileiro costuma escolher onde comprar seu pão, principalmente, pela proximidade com sua residência ou local de trabalho.

Por isso, é essencial abrir seu negócio em um local de grande densidade populacional, com bastante movimento de pessoas e poucos concorrentes, para atrair os clientes das redondezas. Mas isso é só o começo para conquistar uma clientela fiel. Você deve idealizar o local já pensando em seu cliente alvo como seu principal e potencial consumidor.

1. Defina seu público-alvo
Escolher uma localização para seu empreendimento também ajuda a definir sua clientela. Se sua padaria ficar próxima de uma universidade, por exemplo, o público-alvo deve ser de estudantes. Caso esteja em uma área mais residencial, se prepare para atender famílias, agora, em um ponto industrial, busque por espaço e um cardápio adequado para as demandas do trabalhador.

Além disso, é preciso conhecer o nível financeiro do bairro onde a padaria será instalada, para preparar seu cardápio e seu espaço de forma condizente. Famílias com um maior poder de compra costumam preferir produtos mais gourmets e espaços diferenciados para suas compras, mas mesmo em locais menos privilegiados, a qualidade e o bom atendimento são sempre fundamentais.

6. Obtenha as licenças e autorizações necessárias: Consulte as autoridades locais para obter as licenças e autorizações necessárias para operar uma padaria. Isso pode incluir licenças sanitárias, alvarás de funcionamento e registro na vigilância sanitária.

7. Adquira equipamentos e mobília: Faça uma lista dos equipamentos necessários para a sua padaria, como fornos, amassadeiras, balcões refrigerados, prateleiras, mesas, cadeiras, entre outros. Pesquise fornecedores e solicite orçamentos.

8. Contrate e treine a equipe: Contrate funcionários qualificados, como padeiros, confeiteiros, atendentes e caixas. Ofereça treinamento adequado para garantir que todos estejam preparados para suas funções.

9. Desenvolva um menu: Crie um cardápio com uma variedade de pães, bolos, salgados, doces e outros produtos que sua padaria irá oferecer. Considere as preferências do seu público-alvo e experimente com receitas exclusivas.

10. Estabeleça fornecedores: Encontre fornecedores confiáveis ​​para ingredientes de qualidade, como farinha, fermento, ovos, leite e outros insumos necessários para a produção de pães e produtos de confeitaria.

MARKETING

3. Pode-se incrementar o negócio com a comercialização de Leite, Confeitos, Bebidas, Frios, etc…

6. Invista em atendimento e relacionamento com o cliente
Desde o consumidor que vai tomar cafezinho na padaria e gosta de bate-papo com os atendentes até o trabalhador que passa correndo para comprar o pão de cada dia, todo cliente gosta de um bom atendimento, então, foque em capacitação para garantir esse tipo de feedback que os clientes tanto apreciam.

Esse bom atendimento e a disposição para ouvir também permitem ao empresário conhecer melhor seus consumidores e adaptar o empreendimento para melhor atendê-los, aumentando ainda mais a fidelização da clientela.

7. Divulgue seu negócio
De pouco adianta uma boa localização, produtos saborosos e um atendimento excelente, se ninguém conhece sua padaria. Por isso, invista em divulgação nos meios de comunicação e aproveite as redes sociais para mostrar o que seu empreendimento tem a oferecer.

Mas tome cuidado, uma divulgação malfeita pode acabar afastando os clientes. Por isso, procure empresas ou pessoas especializadas para dar ao marketing de seu negócio um toque especial.

11. Crie uma identidade de marca: Desenvolva uma identidade visual atraente para sua padaria, incluindo um nome cativante, logotipo e design de embalagens. Isso ajudará a diferenciar seu negócio e atrair clientes.

12. Faça marketing: Promova sua padaria por meio de estratégias de marketing, como anúncios locais, presença nas redes sociais, amostras grátis, parcerias com estabelecimentos próximos e participação em eventos da comunidade.

13. Mantenha a qualidade e o atendimento: Concentre-se em oferecer produtos de alta qualidade e um atendimento excelente para conquistar a fidelidade dos clientes. Esteja sempre aberto a feedbacks e busque constantemente aprimorar seus produtos e serviços.

3. Encontre o estilo de sua padaria
Após descobrir o público-alvo, o empreendedor deve decidir qual será o segmento de sua padaria. Seus produtos serão tradicionais e básicos? Ou vale a pena investir em itens artesanais, com diferenciais, como gourmet, fitness ou orgânico?

Para tomar essa decisão, é preciso começar a conhecer os clientes. Perto de uma academia, produtos fitness tendem a ter uma ótima saída. Produtos orgânicos costumam atrair consumidores mais preocupados com a saúde. Já os gourmets são para uma fatia da população de maior poder aquisitivo, que deseja mais do que um alimento, ou seja, busca uma experiência gastronômica.

Produtos artesanais, por sua vez, podem conter todos esses diferenciais e têm conquistado cada vez mais espaço no mercado brasileiro, garantindo um destaque para as empresas que os comercializam. Entretanto, é preciso ter em mente que eles costumam ter um custo mais elevado, por isso, são preferidos por consumidores com maior poder aquisitivo.

Da mesma forma, a escolha do público-alvo também permitirá ao empreendedor decidir se deve servir refeições em sua padaria. Estudantes e trabalhadores costumam buscar locais para o almoço, e uma padaria pode servir muito bem para essa finalidade, o que acaba fidelizando consumidores.

Mas essa decisão também passa pela forma que você pretende organizar sua padaria, porque para servir refeições, é necessário um espaço para mesas e cadeiras e, até mesmo, um buffet. Além disso, isso pode acabar desviando o foco de seus produtos panificados, deixando-os em segundo plano.

4. Invista em equipamentos e na elaboração de um espaço adequado
Uma decoração e uma organização de espaço eficiente podem apaixonar aquele visitante que entrou para comprar apenas um pão de queijo e acabar transformando-o em um cliente fiel. Portanto, estude seu público-alvo e visite outras padarias que possam dar a inspiração de que tipo de espaço você quer oferecer para seus clientes.

Entretanto, para garantir isso, também é importante vender produtos de qualidade. Logo, invista em bons equipamentos, para ter os melhores pães e guloseimas das redondezas.

FINANÇAS

Organize seu capital para o investimento
Para começar um empreendimento de sucesso, você precisa ter um capital inicial que viabilize o negócio até ele ser capaz de se sustentar sozinho. Por isso, é preciso calcular todo o investimento em imóveis, móveis, equipamentos, pesquisas de mercado, matéria-prima, salários, marketing e outros gastos, que surgem antes da empresa começar a gerar seu próprio capital.

O Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITPC) estimou, em 2017, que o capital inicial necessário para uma padaria varia entre R$ 4.000,00 e R$ 5.000,00 por metro quadrado. Esse valor já considera os investimentos básicos, mas não uma possível compra de imóvel. Nesse parâmetro, para implantar uma padaria de 50 metros quadrados, o investimento inicial ficaria entre R$ 200.000,00 e R$ 250.000,00.

No entanto, o valor pode variar muito de acordo com o modelo e tamanho de negócio, sua localização e também a cidade em que está se instalando. Por isso, é fundamental elaborar um plano de negócios bastante detalhado.

8. Controle de perto seus investimentos
Ao seguir todos esses passos, você estará muito mais perto de conquistar uma clientela fiel e fazer o dinheiro entrar no seu novo negócio. No entanto, esse é o momento em que muitos empreendimentos acabam falhando. Sem uma gestão financeira ideal, um controle de estoque ou mesmo do fluxo de caixa, os empresários têm dificuldade de acompanhar seu negócio e acabam incapazes de fazê-lo crescer ou mantê-lo em funcionamento.

9. Tenha um cardápio diferenciado
Muitas pessoas vão a uma padaria em busca de itens simples: pães, bolos e embutidos são os produtos mais tradicionais desse setor. Nesse sentido, as padarias que se destacam no seu ramo são, em geral, aquelas que conseguem combinar os itens clássicos do ramo panificador com opções inovadoras e diferenciadas.

Portanto, não deixe de considerar a criação de um cardápio diferenciado para a sua panificadora. O seu cardápio precisa estar estruturado a partir das demandas do público-alvo, com produtos que vão além dos alimentos tradicionais. Dessa forma, o ticket médio de cada consumidor será ampliado e você conseguirá se manter à frente de concorrentes facilmente.

OPERERACIONAL

10. Contrate profissionais de qualidade
A qualidade da sua equipe também influencia no sucesso da empresa. Portanto, um dos passos para montar uma padaria de sucesso é escolher pessoas que saibam atuar alinhando as demandas dos clientes e entregando bons resultados.

Dê preferência para profissionais flexíveis, com conhecimentos atualizados e experiência no setor. Isso reduzirá o tempo de treinamento, melhorará a qualidade do atendimento e a visão que o cliente tem da sua padaria. Ao mesmo tempo, tornará o custo de adaptação menor, algo crucial para quem procura saber como montar uma padaria com pouco dinheiro.

11. Mantenha o ambiente harmônico
No setor comercial, o layout do local de vendas é um fator fundamental para o sucesso de qualquer empresa. O modo como os itens são organizados, a disposição do frente de caixa e até mesmo o local em que os atendentes se posicionam influenciam em fatores, como a agilidade do atendimento e a sua qualidade.

Diante disso, faça um planejamento para orientar as equipes de maneira inteligente. Trabalhe para criar uma experiência única para o seu consumidor, facilitar o alcance de itens de destaque e evitar que gargalos ocorram.

12. Aposte na tecnologia
A tecnologia pode ter um papel de destaque no planejamento de quem pretende descobrir como montar uma padaria com pouco dinheiro. O empreendimento que investe na análise de dados e no uso de sistemas de gestão e de atendimento é mais inovador e integrado. Além disso, pode cortar custos e garantir que os times sempre consigam atender as demandas do cliente com agilidade e precisão.

O setor de panificadoras tem grandes desafios. A grande concorrência de redes de supermercados, por exemplo, pode afastar muitas pessoas da área. Afinal, as grandes empresas conseguem, frequentemente, melhores valores para adquirir insumos e já têm uma marca consolidada.

Entretanto, isso não deve impedir ninguém de investir no ramo. Basta saber como montar uma padaria com pouco dinheiro e ter um bom planejamento para se destacar a frente dos concorrentes. Dessa forma, será fácil recuperar o investimento inicial e garantir sucesso a médio e longo prazo.

VIDEOS

ESTUDOS DE CASO PADARIA

Artigo de Jornal
Fonte: Folha de São Paulo
AUTOR: Vinícius Precioso

Data Publicação: 01/08/1999

Assunto: TENDÊNCIA DE MERCADO – PADARIA – PANIFICAÇÃO – PÃO HIPERGELADO
Título: PADARIAS MUDAM PARA DRIBLAR CRISE

Nos próximos anos, a padaria como conhecemos hoje, que ocupa grandes pontos em esquinas e vende um pouco de tudo, vai ganhar uma nova cara para conseguir sobreviver.
Duas novas tendências – o pão hipergelado e o – vêm mexendo com os 105 mil pequenos empresários do setor, que tentam escapar de uma marca negativa: desde 95, aproximadamente 8.000 padarias fecharam no país.
Com cerca de R$ 30 mil já é possível montar um ponto-quente, denominação da padaria que trabalha com os hipergelados, que podem decretar o fim dos grandes fornos nos estabelecimentos. Os ganhos também podem subir, como na padaria Archibread, que está adotando o novo sistema. A intenção é elevar o lucro mensal de R$ 2.000 para R$ 6.000.
Hipergelado – O pão hipergelado é feito em uma fábrica própria, utilizando-se processo similar ao tradicional. Mas, antes de assar por completo, ele é congelado -para ser transportado em caminhões refrigerados até as padarias. Uma vez no ponto-de-venda, são necessários dez minutos para descongelar e terminar de assar o pão. Para o consumidor, nada muda: a aparência e o sabor são os mesmos do tradicional. A diferença é sentida pelo dono da padaria, que gastava quatro horas confeccionando o pão, contra os dez minutos atuais. “Antes, as fornadas eram programadas seguindo o fluxo de clientes e não passavam de três por dia (manhã, tarde e início da noite)”, conta Ange Guimera, 66, proprietário da padaria La Republique, na praça da República, região central de São Paulo, que usa esse tipo de produto. “Com o hipergelado, é só tirar do congelador. Assim, dá para ir assando à medida que os consumidores vão chegando.” Como as fornadas são constantes, o cheiro de pão quente pode ser sentido na rua a qualquer hora. “E esse é um dos principais marketing das padarias.”
Montagem – Para montar o ponto-quente, são necessários pequenos espaços, que variam de 30 m2 a 100 m2. Uma padaria normal tem em média 120 m2, pois precisa de uma área maior, geralmente no subsolo ou nos fundos, para fazer o pão. Entre os equipamentos, o mais caro é o congelador, onde serão armazenados os pães hipergelados que chegam da fábrica. O preço varia de R$ 1.500 a R$ 2.500 o m3. O ideal é um de 9 m3, que sai por R$ 20 mil, com capacidade de estoque para três dias. O empreendedor também deve adquirir um forno -que custa em média R$ 5.000-, vitrines, balcões e acessórios. Montar a padaria tradicional exige, além de uma área maior, outros equipamentos, como cilindros para bater a massa, modeladoras, divisoras e armários para o crescimento dos pães. Nesse caso, o investimento inicial no negócio pode chegar a R$ 90 mil.

La Republique: 0/xx/11/259-6246.

ASSOCIAÇÃO DIVIDE CUSTOS E AJUDA A LIDAR COM FORNECEDOR

Outra novidade que deve mexer com o ramo de padarias é o associativismo. A idéia é reunir vários estabelecimentos em uma rede, padronizando o layout das lojas e criando uma central de compras. Juntas, as padarias ganham maior poder para lidar com os fornecedores. Essa central, então, negociaria preços mais baixos e os repassaria aos donos dos estabelecimentos. Cada padaria fica responsável por sua compra e pelo respectivo pagamento. “Elas também podem rachar os custos de promoções e dividir uma pequena fábrica de pães hipergelados”, explica o consultor Pedro Navarro, 58, que participou da formação de redes semelhantes com donos de farmácias. O investimento inicial para adaptar a padaria à associação deve variar de R$ 15 mil a R$ 20 mil. “Esse valor seria gasto com a compra de novos equipamentos.” Quando a rede estiver formada, será cobrada uma taxa de adesão para novas padarias -que deve variar de R$ 400 a R$ 600. “Quem quiser montar uma nova, seguindo os padrões da rede, gastará entre R$ 30 mil e R$ 60 mil”, afirma.
Central – Archibald de Araújo Silva, 37, dono da Archibread, é um dos candidatos à associação. Ele e seu sócio, Ricardo Costa Silva, 32, já possuem uma central para a fabricação de hipergelados, que pode suprir cinco padarias. O investimento na pequena fábrica foi de US$ 100 mil, gastos com equipamentos e adaptação de um local. A diferença é que ela trabalha com pão hipergelado cru, ao contrário de outras centrais que usam o semi-assado. Agora, Araújo Silva quer se associar a outros empreendedores para dividir suas despesas e somar lucros. “Antes, a panificação ocupava 50% do espaço da minha loja. Com a fábrica (que fica em outro local), ela não chega a 20%.” Ele pretende gastar R$ 30 mil para transformar essa área ociosa em um espaço para a venda de sanduíches e café e aumentar em R$ 10 mil seu faturamento, subindo de R$ 50 mil para R$ 60 mil. O lucro, que não ultrapassa 4%, também deve crescer para 10%.

Archibread: 0/xx/11/574-6624; Pedro Navarro: 0/xx/11/3862-9855.

FÁBRICA FORMATA FRANQUIAS

Duas fábricas que produzem o pão hipergelado semi-assado montaram pontos-de-venda próprios para testar esse novo formato de negócio. Uma das iniciativas deve virar franquia. A Big Foods, uma das empresas, tem três pontos-quentes: um de rua e dois dentro de supermercados. Cada um possui 15 m2 e vende pães e sanduíches. A ideia é formatar uma franquia, que deve se chamar Casa de Pane. “Estimamos que o investimento inicial gire em torno de R$ 50 mil. O retorno deve vir em dez meses, e o lucro mensal deverá chegar a R$ 5.000”, diz Guilherme Serau, 34, diretor-executivo da fábrica. A concorrente da Big Foods, a Brico Bread, investiu R$ 230 mil em uma padaria-laboratório. O local tem 80 m2 de área de venda e outros 100 m2, destinados à panificação. “Esperamos ter o retorno do investimento em 24 meses”, afirma José Arivaldo Alves, 44, diretor comercial. Ele estima que um ponto-quente normal possa ser montado com R$ 30 mil.
“É importante que o empreendedor trabalhe com pães diferenciados. O custo de um pão francês gira em torno de R$ 0,09, mas ele pode ser vendido com uma margem de 40% (R$ 0,12).” Esse lucro, diz, é maior em produtos como as baguetes e croissants, que podem ser vendidos com margens de até 100%.

Big Foods: 0/xx/15/251-8797; Brico Bread: 0/ xx/11/7922-0172.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Pão Francês

RECEITAS DOCES E SALGADOS PARA PADARIA

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