INVESTIMENTO INICIAL: de R$ 5 a R$ 40 mil
INVESTIMENTO FIXO:R$ 25 mil
– CUSTO FIXO MENSAL:R$ 10 mil
– RESERVA TÉCNICA: R$ 5 mil
– CAPITAL DE GIRO: R$ 10 mil
FATURAMENTO MENSAL: R$ 20 mil
TIPO DO NEGÓCIO: Salão de Cabeleireiro
PRODUTO/SERVIÇO: corte, permanente, escova no cabelo; manicure, pedicure, etc.
SETOR DA ECONOMIA: Terciário
RAMO DE ATIVIDADE: Beleza, bem-estar, estética e saúde
RETORNO DO INVESTIMENTO: 2 anos
GRAU DE RISCO: Médio, varia de acordo com o valor do aluguel
PÚBLICO ALVO: homens, mulheres, adultos e crianças
LEGISLAÇÃO: MEI, Empresário Individual, Sociedade Empresarial Limitada, Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) ou Sociedade Simples.
ÁREA MÍNIMA: 30 m²
Nº DE FUNCIONÁRIOS: Proprietário/gerente, recepcionista, barbeiro/cabeleireiro, manicure/pedicure e esteticista
ESTRUTURA / EQUIPAMENTO: Lavatórios, cadeiras de cabelereiro, armários, balcão para recepção, televisão, espelhos fixos, espelhos manuais, sofás para espera, carrinho auxiliar, bancada, secador, chapinha, avental, borrifador, pente, máquina de corte, capas, toalhas, espanador e equipamentos para limpeza.
ESCRITÓRIO: Mesas, cadeiras, armários, computador, impressora e aparelho telefônico.
DICAS
– O investimento inicial será em função do público alvo e da localidade do salão, assim como o preço do corte e demais serviços oferecidos
– O primeiro passo é planejar o negócio. Comece identificando a proposta única de valor, defina seu público-alvo, pesquise a concorrência local, estime os custos iniciais, projeções de receita e desenvolva estratégias de marketing.
– Muito importante fazer uma boa pesquisa de mercado, para definição do ponto e do público alvo.
– Encontre um local adequado para o salão. Considere fatores como acessibilidade, visibilidade, fluxo de pedestres e estacionamento. Verifique as regulamentações municipais e obtenha todas as licenças e autorizações necessárias.
– Planeje o layout do salão, considerando a área de recepção, estações de trabalho para cabeleireiros, área de lavagem de cabelo, sala de espera e banheiros. Certifique-se de criar um ambiente agradável e funcional para seus clientes e funcionários.
– Adquira os equipamentos essenciais, como cadeiras de cabeleireiro, lavatórios, secadores, ferramentas de corte e styling, além de móveis como espelhos, balcões de atendimento, poltronas de espera e armários para armazenamento.
– Faça parcerias com fornecedores confiáveis para garantir um bom estoque de produtos capilares, tinturas, tratamentos, produtos de styling e outros itens necessários para oferecer serviços de qualidade.
– Algumas parcerias podem incrementar o empreendimento, além disso ajuda a diminuir os custos, por exemplo, manicure e pedicure; esteticista, massagista; etc.
– Outro tipo de parceria que pode alavancar as vendas são os sindicatos, instituições e empresas, dando descontos para essas pessoas.
– Contrate cabeleireiros qualificados e experientes. Certifique-se de que eles possuam as licenças e qualificações necessárias. Considere também contratar recepcionistas e outros funcionários, dependendo do tamanho e da demanda do salão.
– Como a concorrência é grande, para sobreviver nesse mercado o empreendedor tem que buscar um diferencial em relação aos concorrentes, por exemplo, oferecer café, chá, balas, torradas enquanto se espera; pode-se mesmo até oferecer uma massagem de relaxamento no cliente antes do corte.
– Crie uma estratégia de marketing para atrair clientes. Considere a criação de um site, presença nas redes sociais, parcerias com casas de eventos e outras estratégias de divulgação, como descontos para clientes novos ou programas de fidelidade.
– Ofereça serviços de qualidade, mantendo-se atualizado sobre as últimas tendências e técnicas de cabelo. Priorize um atendimento excelente, buscando sempre a satisfação dos clientes.
– Como os custos desse empreendimento são baixos e os lucros são considerados grandes.
– Mantenha registros financeiros precisos, acompanhe as receitas e despesas, gerencie o fluxo de caixa e esteja ciente das obrigações fiscais e trabalhistas.
LINK’s ÚTEIS
– Associação Brasileira de Franchising (ABF)
– Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB)
– Federação Nacional dos Cabeleireiros, Esteticistas e Manicures (FENAC)
– SINDEBELEZA São Paulo (Fethesp)
– Associação Brasileira de Terapeutas Capilares (ABRATECC)
– Organização Brasileira de Cabeleireiros (OCB)
– Federação das Escolas de Cabelereiro de São Paulo
– Associação dos Cabeleireiros do Estado do Ceará
EVENTOS E CONGRESSOS
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