COMO MONTAR UM SALÃO DE CABELEIREIRO

como montar um cabelereiroINVESTIMENTO INICIAL: de R$ 5 a R$ 40 mil

INVESTIMENTO FIXO:R$ 25 mil

– CUSTO FIXO MENSAL:R$ 10 mil

– RESERVA TÉCNICA: R$ 5 mil

– CAPITAL DE GIRO: R$ 10 mil

FATURAMENTO MENSAL: R$ 20 mil

TIPO DO NEGÓCIO: Salão de Cabeleireiro

PRODUTO/SERVIÇO: corte, permanente, escova no cabelo; manicure, pedicure, etc.

SETOR DA ECONOMIA: Terciário

RAMO DE ATIVIDADE: Beleza, bem-estar, estética e saúde

RETORNO DO INVESTIMENTO: 2 anos

GRAU DE RISCO: Médio, varia de acordo com o valor do aluguel

PÚBLICO ALVO: homens, mulheres, adultos e crianças

LEGISLAÇÃO: MEI, Empresário Individual, Sociedade Empresarial Limitada, Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) ou Sociedade Simples.

ÁREA MÍNIMA: 30 m²

Nº DE FUNCIONÁRIOS: Proprietário/gerente, recepcionista, barbeiro/cabeleireiro, manicure/pedicure e esteticista 

ESTRUTURA / EQUIPAMENTO: Lavatórios, cadeiras de cabelereiro, armários, balcão para recepção, televisão, espelhos fixos, espelhos manuais, sofás para espera, carrinho auxiliar, bancada, secador, chapinha, avental, borrifador, pente, máquina de corte, capas, toalhas, espanador e equipamentos para limpeza.

ESCRITÓRIO: Mesas, cadeiras, armários, computador, impressora e aparelho telefônico.

 

DICAS

– O investimento inicial será em função do público alvo e da localidade do salão, assim como o preço do corte e demais serviços oferecidos

– O primeiro passo é planejar o negócio. Comece identificando a proposta única de valor, defina seu público-alvo, pesquise a concorrência local, estime os custos iniciais, projeções de receita e desenvolva estratégias de marketing.

– Muito importante fazer uma boa pesquisa de mercado, para definição do ponto e do público alvo.

– Encontre um local adequado para o salão. Considere fatores como acessibilidade, visibilidade, fluxo de pedestres e estacionamento. Verifique as regulamentações municipais e obtenha todas as licenças e autorizações necessárias.

– Planeje o layout do salão, considerando a área de recepção, estações de trabalho para cabeleireiros, área de lavagem de cabelo, sala de espera e banheiros. Certifique-se de criar um ambiente agradável e funcional para seus clientes e funcionários.

– Adquira os equipamentos essenciais, como cadeiras de cabeleireiro, lavatórios, secadores, ferramentas de corte e styling, além de móveis como espelhos, balcões de atendimento, poltronas de espera e armários para armazenamento.

– Faça parcerias com fornecedores confiáveis para garantir um bom estoque de produtos capilares, tinturas, tratamentos, produtos de styling e outros itens necessários para oferecer serviços de qualidade.

– Algumas parcerias podem incrementar o empreendimento, além disso ajuda a diminuir os custos, por exemplo, manicure e pedicure; esteticista, massagista; etc.

– Outro tipo de parceria que pode alavancar as vendas são os sindicatos, instituições e empresas, dando descontos para essas pessoas.

– Contrate cabeleireiros qualificados e experientes. Certifique-se de que eles possuam as licenças e qualificações necessárias. Considere também contratar recepcionistas e outros funcionários, dependendo do tamanho e da demanda do salão.

– Como a concorrência é grande, para sobreviver nesse mercado o empreendedor tem que buscar um diferencial em relação aos concorrentes, por exemplo, oferecer café, chá, balas, torradas enquanto se espera; pode-se mesmo até oferecer uma massagem de relaxamento no cliente antes do corte.

– Crie uma estratégia de marketing para atrair clientes. Considere a criação de um site, presença nas redes sociais, parcerias com casas de eventos e outras estratégias de divulgação, como descontos para clientes novos ou programas de fidelidade.

– Ofereça serviços de qualidade, mantendo-se atualizado sobre as últimas tendências e técnicas de cabelo. Priorize um atendimento excelente, buscando sempre a satisfação dos clientes.

– Como os custos desse empreendimento são baixos e os lucros são considerados grandes.

– Mantenha registros financeiros precisos, acompanhe as receitas e despesas, gerencie o fluxo de caixa e esteja ciente das obrigações fiscais e trabalhistas.

 

LINK’s ÚTEIS

Associação Brasileira de Franchising (ABF)

Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB)

Federação Nacional dos Cabeleireiros, Esteticistas e Manicures (FENAC)

 – SindeBeleza

SINDEBELEZA São Paulo (Fethesp)

Associação Brasileira de Terapeutas Capilares (ABRATECC)

Organização Brasileira de Cabeleireiros (OCB)

 

Federação das Escolas de Cabelereiro de São Paulo

Associação dos Cabeleireiros do Estado do Ceará

 

EVENTOS E CONGRESSOS

Beauty Fair

FCE Cosmetique

Hair Brasil

Professional Fair

 

Outras informações

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