COMO MONTAR UMA CRIAÇÃO DE CAMARÕES DE ÁGUA DOCE

INVESTIMENTO INICIAL: R$ 40 mil 

INVESTIMENTO FIXO: R$ 22 mil 

– CUSTO FIXO MENSAL: R$ 11 mil 

– RESERVA TÉCNICA: R$ 6 mil 

– CAPITAL DE GIRO: R$ 12 mil 

FATURAMENTO MENSAL: R$ 42 mil 

TIPO DE NEGOCIO: Criação de camarão 

PRODUTOS / SERVIÇOS: Criação e venda de camarões de água doce 

SETOR DA ECONOMIA: Primário 

RAMO DE ATIVIDADE: Aquicultura, carcinicultura, larvicultura e agronegócio 

RETORNO DO INVESTIMENTO: 5 anos 

GRAU DE RISCO: Médio, varia de acordo com os custos do aluguel e a falta de mão de obra especializada. 

PUBLICO – ALVO: Supermercados, peixarias, restaurantes etc. 

LEGISLAÇÃO: Empresa Mercantil, Empresário Individual, Sociedade Empresária Limitada, Microempreendedor Individual (MEI), Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) ou Sociedade Simples.   

ÁREA MÍNIMA: 01 hectare 

Nº DE FUNCIONÁRIOS: Gerente, Médico-Veterinário e Auxiliares. 

ESTRUTURA / EQUIPAMENTO: Bomba d’água, tanques para criação dos animais, disco de secchi, termômetro, kit para análise química de oxigênio, redes de arrasto, tarrafas, telas de proteção, balança, carrinhos de mão, equipamentos de segurança individual como luvas, óculos, toucas e aventais.  

ESCRITÓRIO: Mesas / Cadeiras, Armários, Computador e impressora e Aparelho telefônico. 

PRODUÇÃO: Aeradores manuais ou automáticos, Balanças, Bandejas para colocar rações, Bomba d’água (Compressor), Caixas de fibrocimento, Carrinho de mão, Carrinhos de mão, foice, pá e picaretas, Disco de Sechi (medir transparência da água), Freezer, Kit para análise química de oxigênio, Oxímetro – medição do oxigênio dissolvido da água, ou kits para análise química do Oxigênio Dissolvido, PHmetro (medição do pH da água), Rede de arrasto, tarrafas e telas de proteção, Redes de pesca ( usada na despesca), Redes de proteção, Tanques para criação dos camarões, Tarrafas – usada na biometria (acompanhamento do desenvolvimento em peso e comprimento do animal), Termômetro( medição da temperatura da água) e Veículo para transporte e entrega.

MATÉRIA-PRIMA: Larvas para a criação de camarões, ração, fertilizantes, produtos químicos para correção de pH.

 

DICAS

– O custo inicial para se montar esse negócio, pode variar de R$ 20 mil a R$ 50 mil por hectare de espelho d’água, dependendo da infraestrutura existente na propriedade;

– O retorno do negócio pode chegar a 07 anos, mas geralmente é de 04 a 05 anos entre os investimentos mais altos;

– A criação mínima de 100 milheiros de pós-larvas para povoar 01 hectare de espelho d’água;

– A despesca seletiva ocorre a partir de 04 meses e a total aos 06 meses de criação;

– Os camarões de água doce são criados em tanques bem semelhantes à criação de peixes, parecidos com piscinas, com água potável abastecida por meio de bomba de água. Os tanques precisam estar ligados a um encanamento estratégico e com escoadouro para saída de dejetos;

– O ideal é que o tanque tenha capacidade para até 12 camarões por metro quadrado para gerar uma alta lucratividade. Muito mais do que esse número, será inviável controlar a qualidade do crustáceo para a venda e também para manter a limpeza do local;

– A estrutura varia muito de acordo com o porte da criação e das características do terreno, podendo ser utilizados diversos tamanhos, desde que possuam renovação de água e drenagem adequadas;

– Recomenda-se a utilização de viveiros com pelo menos 100 m² e com tubulação de entrada de água de pelo menos 4′ (100mm) e de saída (drenagem) de pelo menos 10′ (250mm). A profundidade média recomendada é de 1,5m;

– Para o sucesso da criação, é fundamental que o viveiro seja construído de maneira adequada, com uma compactação do fundo, sem poças e com declive de 5% a favor da drenagem. Para a retirada dos camarões no final do cultivo, é necessário que o viveiro seja totalmente drenado;

– O ideal é que o empreendimento seja feito em sítios ou em fazendas próprios para a atividade, em local com bastante espaço e área livre ao redor para suprir necessidades com o transporte para a venda e empacotamento em gelo;

– Os camarões podem ser criados ao ar livre ou em áreas cobertas, desde que tenham como receber iluminação artificial ou não. Em locais com grandes criações, são construídas piscinas com, em média, um metro e meio de profundidade, mas essa opção pode ser uma segunda etapa, somente quando o investimento já estiver dando lucros;

– A maioria dos criadores prefere investir em uma criação de camarão com estrutura semi-intensiva, ou seja, com viveiros de fundo natural, retangulares, com circulação de água por meio de bombeamento. Tal estrutura a ser montada fica em torno de R$ 8 mil. É preciso ainda respeitar os limites da espécie quanto à luz solar. Alguns camarões não gostam de água iluminada e nem quente demais, ou seja, o ideal seria manter o viveiro a uma temperatura constante de 25º C;

– Neste empreendimento, alguns fatores, que influenciam nos resultados do negócio, são: pesquisa da situação do mercado local e/ou regional para instalação do negócio; possuir canais de distribuição; ter uma política de compras planejada; e ter diferenciação do produto (desenvolvimento de itens novos e criativos);

–  O empreendedor não necessariamente precisará possuir características de um homem de negócios desse ramo. O importante é que haja alguém diretamente envolvido com o negócio (gerente, sócio, responsável, etc.) que apresente esse perfil;

– O mercado hoje exige domínio e tecnologia do negócio para aumentar sua competitividade;

– Para aquele que está começando, a boa administração, o gerenciamento do empreendimento, a realização rigorosa de controle de estoque, o cuidado da limpeza e manutenção das áreas e equipamentos e o investimento em capacitação, ampliando os conhecimentos de custos, contabilidade, marketing e outros, é tão importante quanto fazer boas vendas;

– O transporte pode ser terceirizado como forma de reduzir custos;

– A criação de camarões está associada diretamente a alta gastronomia;

– A criatividade é um diferencial competitivo, para fazer com que sua empresa se destaque no mercado;

– A divulgação pode ser feita por meio de representação comercial para aos revendedores; e,

– A Internet é um bom meio de divulgação, assim como a propaganda em eventos e mídia especializada.

 

VÍDEOS

 

 

 

CURSOS

 

PUBLICAÇÕES

 

LIVROS

Coleção ABC da Agricultura Familiar: Camarão da Malásia
Autores: Técnicos Embrapa

 

LINK’S ÚTEIS

ABCC – Associação Brasileira de criadores de Camarão.

ASBRAER – Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural

CARTÃO BNDES

FENACAM – Feira Nacional do camarão

GLOSSÁRIO DE AQUICULTURA

IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

CEF – Microcrédito Produtivo Orientado Caixa

PROGER Urbano Capital de Giro

SEBRAE

 

SAIBA MAIS SOBRE O ASSUNTO

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