COMO MONTAR UMA LOJA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Montar uma loja de material de construção é uma boa opção para quem deseja investir no setor de construção civil. O mercado é amplo e promissor, e existe uma grande demanda por produtos e serviços relacionados à construção.

LOJA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃOINVESTIMENTO INICIAL: R$ 84,3 mil

INVESTIMENTO FIXO: R$ 61,5 mil

– CUSTO FIXO MENSAL: R$ 20 mil

– RESERVA TÉCNICA: R$ 6 mil

– CAPITAL DE GIRO: R$ 16,8 mil

FATURAMENTO MENSAL: R$ 36 mil

TIPO DE NEGÓCIO: Loja de material de construção

PRODUTOS / SERVIÇOS: Venda de materiais de construção cimento, areia, pedras, pisos e revestimentos, ferramentas, materiais hidráulicos, iluminação, telhas, calhas, portas, janelas, tintas e acessórios. 

SETOR DA ECONOMIA: Terciário.

RAMO DE ATIVIDADE: Construção e reforma.

RETORNO DO INVESTIMENTO: 4 anos

GRAU DE RISCO: Médio, varia de acordo com a concorrência com as grandes franquias da área. 

PUBLICO – ALVO: Empresas, construtoras, arquitetos, imobiliárias e interessados em reforma. 

LEGISLAÇÃO: Empresário Individual, Sociedade Empresária Limitada, Microempreendedor Individual (MEI), Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) ou Sociedade Simples.   

ÁREA MÍNIMA: 60 m².

Nº DE FUNCIONÁRIOS: Proprietário/gerente, atendente, estoquista e carregador. 

ESTRUTURA / EQUIPAMENTO: Vitrine, prateleiras, gôndolas para exposição, balcões, pallets expositores, mesas, cadeiras, balcões, armários para documentação, prateleiras e estante de aço, pallets para materiais pesados, carrinho paleteiro hidráulico. 

ESCRITÓRIO: Mesas / Cadeiras, Armários, Computador e impressora e Aparelho telefônico.

DICAS

Uma análise de mercado identificará as oportunidades e as ameaças do setor. É importante pesquisar sobre os concorrentes, os fornecedores, os clientes e as tendências do mercado.

Criar um plano de negócios, de forma que descreva a ideia do empreendimento de forma detalhada. Ele deve incluir informações sobre os produtos e serviços, o público-alvo, o marketing, as finanças e as estratégias de crescimento.

– Um bom planejamento financeiro, que estimará os custos de abertura e operação da loja. Deve-se sempre considerar os custos de aluguel, de estoque, de funcionários, de marketing e de outros gastos.

Antes de abrir a loja, é importante verificar as exigências legais e fiscais do município. Pois, precisará obter alvarás e licenças para abrir e operar o negócio.

– A localização é um fator importante para o sucesso de uma loja de material de construção. O ideal é escolher um local de fácil acesso, com boa visibilidade e tráfego de pessoas.

A estrutura da loja deve ser adequada para o tipo de negócio. O ideal é oferecer uma variedade de produtos, em um espaço amplo e bem organizado.

Os fornecedores são uma parte importante do negócio. É importante escolher fornecedores confiáveis, que ofereçam produtos de qualidade e com preços competitivos.

O atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso de uma loja de material de construção. É importante contratar funcionários qualificados, que sejam simpáticos e prestativos.

O marketing é importante para divulgar o negócio e atrair novos clientes. Pode-se investir em marketing tradicional, como publicidade, ou em marketing digital, como redes sociais.

O atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. É importante oferecer um atendimento de qualidade, com atenção e cortesia.

TV BOAS IDEIAS

Fonte: Vinícius Gonçalves

PUBLICAÇÕES BOAS IDEIAS

ENTIDADES

As entidades (agências reguladoras, Associações, entidades de classe e sindicatos), desempenham um papel importante no setor da construção civil. Elas contribuem para garantir a segurança dos trabalhadores, a saúde ocupacional, a proteção ambiental e a qualidade das obras.

Agências reguladoras

Ministério do Trabalho e Previdência: Responsável por fiscalizar e regulamentar as condições de trabalho na construção civil, incluindo a segurança dos trabalhadores e a saúde ocupacional.

Ministério da Economia: Responsável por fiscalizar e regulamentar as atividades econômicas, incluindo as obras de construção civil.

Ministério do Meio Ambiente: Responsável por fiscalizar e regulamentar a proteção ambiental, incluindo as obras de construção civil.

Associações

Associação Brasileira da Construção Civil (ABCIC): Associação que representa as empresas do setor da construção civil.

Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC): Associação que representa as indústrias do setor da construção civil.

Entidades de classe e sindicatos

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (FECOMERCIO – DF).

Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (FECOMERCIO-RJ).

Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon)

Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Atacadista e Varejista de Materiais de Construção do Distrito Federal (SINTRAMACON/DF).

Eventos

Calendário de eventos

Calendário de Feiras e Exposições

Construir Minas

Feira Brasileira de Fabricantes da Construção Civi (Fabricon)

Feira da Construção Civil

Minascon – Feira da Indústria da Construção

Links úteis

Sinduscon-SP

CUB da construção civil

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